OcupAfro
A Ocupafro celebra a cultura periférica com música, dança e integração entre o Nordeste e o Sudeste do Brasil.
pessoas impactadas
[ +100 ]Parceiros
[ 9 ]alcance
[ nacional ]Motivação
A Ocupafro nasceu para valorizar e difundir a cultura periférica, rompendo barreiras sociais e geográficas. Inspirada na ancestralidade e na força das expressões negras, busca promover pertencimento e orgulho das raízes. Mais que um evento, é uma celebração da diversidade e da união, transformando a arte em um ato de resistência, inclusão e fortalecimento das comunidades culturais.
A Estratégia
A Ocupafro oferece oficinas gratuitas, conectando o público às suas origens por meio da arte. O evento promove trocas culturais entre artistas e comunidades, e conta com parceiros como a DJ Akili, que mistura pagodão baiano e funk paulista, representando a fusão de ritmos periféricos e o poder criativo da juventude negra.
O Desenvolvimento
A Ocupafro promoveu a primeira edição da Suor Preto Ocupa, na Ocupação Cultural Mateus Santos, reunindo 32 participantes. No mesmo ano, realizou sua primeira feira cultural, com empreendedoras pretas, oficineiros nordestinos e DJ. As ações fortalecem o protagonismo negro e periférico, ampliando oportunidades e redes colaborativas na cena cultural..
Resultados
A Ocupafro tornou-se um espaço de celebração, aprendizado e representatividade. Suas ações aproximam artistas e comunidades, fortalecendo identidades e fomentando a economia criativa..
design
identidade
& impacto
“Você traz a ideia, eu traduzo em visual. Vamos nessa?”
CIPRA